Powered By Blogger

sábado, 3 de agosto de 2013

Ovelha rebelde e ovelha de Cristo

Jesus Cristo como o bom pastor olhava para a multidão, mesmo depois de haver curado e salvado dezenas de pessoas, e percebe nelas grande cansaço e abatimento. E ele define que estão como ovelhas sem pastor. Falta-lhes direcionamento!

No capítulo 9 de Mateus lemos vários milagres que Jesus realizou em sua passagem pela cidade de Cafarnaum, além de ensinar e pregar o evangelho do Reino:
• curou um paralítico;
• curou uma mulher com fluxo de sangue que perduravam doze anos;
• ressuscitou a filha do chefe da sinagoga;
• curou dois cegos e um mudo, o qual estava nesse estado devido à ação de demônios;
• falou sobre o jejum para seus seguidores e convocou Mateus a ser seu discípulo.

Por onde Jesus passava, através da fé daqueles que criam que ele era o Messias, ainda que a maioria conspirasse contra essa verdade, ela curava e libertava. 

Diante de todo o tempo da existência da humanidade, e incluo a igreja contemporânea, percebemos que existem aqueles que vivem por vista (natural) e aqueles que vivem pela fé (espiritual).

Percebo três tipos de ovelhas que estão nas igrejas e que muitas vezes trocam suas vestes, se fazendo passar por outra identidade que não é a dela originalmente.

 1)-Ovelha que não se deixa ser apascentada (porque não dizer bode?)
Decididamente não permite que Deus oriente sua vida ou transforme seu caráter cristão. O Senhor Jesus morreu e ressuscitou por ela, mas parece que a mensagem da cruz é meramente uma fábula.
Não segue nenhuma orientação do Espírito Santo, faz tudo por seu próprio desejo e quando se dá mal, Deus é culpado.
Jamais busca orientação do Pastor, por se achar auto-suficiente, e não permite que perguntem sobre sua vida. Nunca dá satisfação de nada, e diz: ninguém tem nada a ver com a minha vida! Comunhão com os irmãos nem pensar.
Essa ovelha é aquela que participa esporadicamente das reuniões, seja na igreja, nas casas ou em qualquer lugar; chega atrasada e quando a reunião acaba logo desaparece.

2)-Ovelha que se deixa ser apascentada parcialmente (porque não dizer bode?)
Arrisco em dizer que a maioria dos cristãos da atualidade não se deixa ser apascentado completamente.
O que ocorre é a “síndrome de Saul” – faço aquilo que não sou eu quem deve fazer. Saul não poderia ter oferecido sacrifício em lugar de Samuel, isso não era permitido.

O velho homem tenta se levantar periodicamente e faz com que o sacrifício de Cristo seja desqualificado. Falta conversão verdadeira!!
Quando se diz “sim” para uma ovelha ela diz que Deus e até o pastor são os melhores do mundo, mas quando se diz “não” coloca-se tudo no mesmo pacote e deixam Deus de lado e difamam veementemente o pastor e de uma forma covarde, em que não temos nem como nos defender e nossa imagem é denegrida.

As decisões pessoais sempre estão em primeiro lugar, mas depois que as coisas começam a dar errado. Ah!! A igreja é conclamada a orar pelo inimigo que está perseguindo o irmão. Quando se pede conselho, esse só vale se for o que essa ovelha gostaria de ouvir. Se for, ótimo o gabinete foi bênção, são não, a ovelha apenas informa ao pastor a decisão a tomar ou que já foi tomada.

Sempre digo: antes de qualquer decisão ore pela orientação de Deus para que no futuro não seja preciso orar dobrado para corrigir o erro.

3)-Ovelha que se deixa ser apascentada
Esse tipo de ovelha não dá trabalho para o pastor e muito menos para Deus. Ela pode cometer seus erros, mas está sempre disposta a ouvir os conselhos, as orações. Como verdadeira ovelha ouve em silêncio e procurar se corrigir diante de Deus e da igreja.
Ovelha que quer aprender a coisa certa precisa ficar perto de pessoas que irão ensiná-las coisas certas!
A ovelha (membro de Cristo) é mansa, criada em rebanhos, não andam sozinhas, sabe a quem pertence (Cristo).
A ovelha (animal) é completamente vulnerável, ela fica no final da cadeia alimentar, não se defende, não tem habilidades de luta. A ovelha depende do pastor para ser protegida.
O mais interessante é que a ovelha produz naturalmente lã; quanto mais tosquiada for mais lã produz e ninguém precisa dizer para ela fazer, é natural.


No entanto, hoje, as multidões precisam de Pastor. Apenas Cristo pode guiá-las e alimentá-las – Jo 9:11“Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas.” – Jo 9:14“Eu sou o bom pastor; eu conheço as minhas ovelhas, e as minhas ovelhas me conhecem.

Pr. José Maria Júnior



Nenhum comentário:

Postar um comentário