Powered By Blogger

segunda-feira, 1 de agosto de 2016

A obra da Cruz

Texto: Mateus 27:45-46
"45Desde a hora sexta até à hora nona, houve trevas sobre toda a terra. 46Por volta da hora nona, clamou Jesus em alta voz dizendo: Eli, Eli, lamá sabactâni? O que quer dizer: Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?"

“O símbolo universal da fé cristã não é a manjedoura, mas a cruz. Mesmo assim, muitos cristãos não entendem o significado da cruz nem o motivo por que Cristo precisou morrer.”
John Stott

Para muitos cristãos, a cruz é tão somente um símbolo usado pelo cristianismo porque foi nela que Jesus morreu. Não quero dizer que ela deva ser venerada ou adorada, mas que haja uma compreensão mais profunda do porque o Mestre Jesus teve de enfrentá-la.
Se a cruz não for o centro da nossa religião, a nossa religião não é a de Jesus.”
John Stott

Fazendo uma análise desse texto, chego a afirmar que para mim ele é perturbador, em pensar que Deus desamparou Seu Filho, mas o Deus Pai em sua infinita sabedoria tinha um propósito nessa ação.

1-O ato do desamparo de Deus
Entre a hora sexta e a hora nona, ou seja, entre meio dia e Três da tarde, toda a terra esteve em trevas.
Jesus estava suportando toda a ira de Deus contra nossos pecados. Ele sofreu desolação espiritual e separação de Deus. Jesus suportou a agonia de sua alma sendo oferecida em sacrifício pelo pecado da humanidade.
No fim de sua agonia, no v.46 Jesus preso à cruz, clama ao Pai o porquê do desamparo e num ato de sua própria vontade entrega seu espírito e morre v.50.

2-A razão do desamparo de Deus
No v.50, Jesus bradou em alta voz o triunfo sobre o pecado.
No exato momento da morte de Jesus, àquele que era o maior símbolo da separação entre Deus e os homens, o véu do santuário, se rasga de alto a baixo. Esse foi o ato de Deus indicando que pela morte de Jesus Cristo, o acesso ao santuário de Deus daquele momento em diante estava livre a todos que cressem em seu Filho.
Nos versos subsequentes lemos que a terra tremeu, rochas se partiram, sepulcros foram abertos e muitos dos santos que já dormiam no Senhor ressurgiram ressurretos.
A cruz foi o objeto usado por Deus para que a humanidade nunca se esquecesse de que seu único Filho morreu nela para realizar a obra da redenção e de expiação.

Concluo, dando a seguinte orientação à igreja: Deem graças a Deus hoje pela obra terminada do Senhor Jesus na cruz do Calvário!
Valorize o sacrifício vicário para a salvação da sua alma. 

Pastor José Maria Júnior




Nenhum comentário:

Postar um comentário