O Certo e o Errado
Por onde caminha nossas atitudes?
Tenho por certo, que o errado não se deve praticar, e o certo... ah, esse sim, é o sonho de todos os que querem acertar!
Hoje em dia se faz o certo até quem não sabe que está errado e se faz errado quem acha que está certo.
O errado tornou-se certo e o certo tornou-se questionável, o que me leva a crer que na prática o certo se tornou utópico. Até porque, quem pode definir o que é certo ou errado?
Ponto de vista e bom senso, que está relacionado à capacidade de pensar e ao equilíbrio nas decisões, é muito pessoal. Porquanto, varia de um indivíduo para o outro.
Haja vista, que somos diferentes não só na aparência, mas no intelecto, então, como vamos decidir sobre o certo e o errado?
As diferenças no ponto de vista e no bom senso não deveriam causar tantas dúvidas, como vimos na política, no futebol, na religião e etc.
O que nos falta é entender que nossa capacidade de raciocínio é vagarosa e estremada, quando comparada à velocidade de preparação e ao desenvolvimento dos projetos divinos, os quais revelam-se à medida que Deus libera cada parcela de informação.
À essa diversidade, chamamos de problema. O problema estabelecido não é porque as coisas são problemáticas, mas porquê não sabemos ainda distinguir o que é certo e o que é errado.
O país está em crise, há os que digam que ela foi inevitável e há os que digam que ela poderia ter sido evitada. Certo é que nem a situação, tampouco a oposição sabem o que fazer, pois, estão perdidos num emaranhado de fios certos e errados e ninguém sabe qual se deve cortar para desarmar a bomba.
No alto de uma tabela de papel está uma equipe de futebol que tem certeza da vitória do campeonato; esta certeza é tão certa quanto o último colocado dessa tabela que iniciou o mesmo campeonato, certo de que não iria errar como outras vezes. Não estou certo que o primeiro continuará acertando, também não estou errado em achar que o último continuará errando.
Quanto à religião, quanto à diversidade humana, quanto à igualdade de direitos, tudo isso e muito mais, responde ser certo quem se beneficia e responde ser errado quem não tem nada com isso.
E o ponto de vista e o bom senso, onde é que ficam? Ficam expostos nas falácias daqueles que o certo e o errado andam numa reta paralela sempre na mesma direção. É necessário andar lado a lado, porque há qualquer momento pode-se precisar de um ou de outro.
Tenho por certo, que a Bíblia, o meu manual de fé e de prática me garante que seus escritos são prontos para ensinar, repreender, corrigir e educar na justiça (2 Timóteo 3:16). Essa é a minha convicção!
Existem aqueles que dizem que a Bíblia é uma meia verdade e os que nela não acreditam; lamento desapontá-lo, mas estou certo que as Sagradas Escrituras dão conselhos certos para se fazer o certo, bem como dão conselhos certos para não se fazer o errado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário