Powered By Blogger

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Oportunidade – se perde, se aproveita ou se cria


Texto base: 2Tm 4:6-8
6Quanto a mim, já estou sendo derramado como libação, e o tempo da minha partida está próximo. 7Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. 8Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda.

O texto base nos fala do apóstolo Paulo no fim de sua carreira, prevendo sua morte, porém, certo de que aquilo que como cristão era seu papel, ele cumpriu.
Todos os seres humanos passam por momentos em suas vidas que dependendo de seu comportamento mediante a circunstância, nada mudará tudo será sempre a mesma coisa ou então, algo expressivamente mudará para sempre em sua vida. Isso se chama oportunidade significando caminho e futuro.

Por cerca de trinta anos de ministério, o apóstolo Paulo evangelizou, viveu o poder de Deus, passou fome, frio, apanhou, foi preso, estava num navio que naufragou, foi picado por uma víbora, e muito mais. Mas ele diz que o combate que ele combateu era bom, que concluiu os propósitos de Deus aqui na terra e além de tudo, a sua fé estava guardada em Cristo.
Paulo poderia ter dito não a tudo isso e continuar sua vida matando os crentes e fabricando suas tendas. Sua decisão diante da maior oportunidade de transformação da sua vida estaria apenas começando ao olhar para a grande luz do céu e dizer: “Quem és tu Senhor? E a resposta foi: Eu sou Jesus, a quem tu persegues;” (Atos 9:5).

Falarei sobre três tipos de oportunidades que nos deparamos frequentemente, mas como disse, nosso comportamento é quem vai definir como será o nosso futuro.

1º) - Oportunidade perdida
Vários foram os profetas do Antigo Testamento que profetizaram sobre a vinda do Messias (o ungido – o Cristo), seguem alguns:
Isaías 7:14 - "Portanto o Senhor mesmo vos dará um sinal: eis que uma virgem conceberá, e dará à luz um filho, e será o seu nome Emanuel.”

Isaías 9:6 - "Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o governo estará sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai Eterno, Príncipe da Paz."

Miqueias 5:2 - "Mas tu, Belém Efrata, posto que pequena para estar entre os milhares de Judá, de ti é que me sairá aquele que há de reinar em Israel, e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade."

Mateus 26:63-6863Jesus, porém, guardou silêncio. E o sumo sacerdote lhe disse: Exijo pelo Deus vivo, que nos digas se tu és o Cristo, o Filho de Deus. 64Respondeu-lhe Jesus: Tu o disseste. Eu porém, vos digo que em breve vereis o Filho do homem assentado à direita do Todo-Poderoso, vindo sobre as nuvens do céu. 65Então o sumo sacerdote rasgou as suas vestes e disse: Blasfemou! Para que precisamos ainda de testemunhas? Vós bem ouvistes a sua blasfêmia. 66Que vos parece? E eles responderam: é réu de morte. 67Então cuspiram-lhe no rosto e lhe davam murros, e outros o esbofeteavam, 68dizendo: Profetiza-nos, ó Cristo, quem foi que te bateu?

Nota Importante:
A Fundação Avi Chai encomendou ao Guttman Center, do Instituto Democrático de Israel, uma pesquisa sobre o peso da religião entre os judeus. Entre 2009 e 2012 foram entrevistados 2000 judeus moradores de Israel.
Os resultados indicam que 80% deles acreditam em Deus, 67% acreditam que os judeus são o “povo escolhido”, cerca de 70% acreditam que a Torá (Velho Testamento) foi dada por Deus. Apenas 51% acreditam na vinda do Messias, ou seja, 49% ainda aguardam a vinda do Messias.
Fonte: noticias.gospelprime.com.br

Quando de fato o Messias foi enviado à terra, na pessoa de Jesus, as reações de repúdio foram encontradas por toda parte de forma explicita entre os líderes dos judeus. A promessa de Deus de que o Messias chegaria não foi compreendida e muito menos aceita quando ele estava aqui. A oportunidade foi perdida e até hoje muitos esperam o Messias que já veio.    

2º) - Oportunidade aproveitada
Oportunidade aproveitada é aquele que se aguarda ou ela vem sem avisar, mas imediatamente percebe-se que não se pode perdê-la. Ela é agarrada e muitas coisas são transformadas em nossas vidas.

Citarei dois exemplos clássicos:

João 1:35-4235No dia seguinte, João estava outra vez ali, na companhia de dois dos seus discípulos. 36Quando ele viu Jesus passar, disse: Eis o Cordeiro de Deus. 37Os dois discípulos ouviram-no dizer isso e seguiram Jesus. 38Jesus, voltando-se e vendo que eles o seguiam, perguntou: Que buscais? Eles disseram: Rabi (que quer dizer Mestre), onde moras? 39Respondeu-lhes: Vinde, e vede. Eles foram e viram onde morava, e ficaram com ele aquele dia, Era quase a hora décima. 40Era André, irmão de Simão Pedro, um dos dois que tinham ouvido o que João dissera e o havia seguido. 41A primeira coisa que André fez foi achar seu irmão Simão, e dizer-lhe: Achamos o Messias ( que quer dizer o Cristo). 42E levou-o a Jesus. Olhando Jesus para ele, disse: Tu és Simão, filho de João. Tu serás chamado Cefas (que quer dizer Pedro)

O cego de Jericó, chamado Bartimeu, sentado à beira do caminho mendigando, ouviu passar a multidão e perguntou o que era aquilo: disseram que era Jesus de Nazaré.
O cego enlouqueceu e começou a gritar: Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim! E as pessoas diziam para ele se calar, mas ele gritava ainda mais: Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim!
Jesus parou e pediu que lhe trouxessem o cego!

Lucas 18:41-4241Que queres que te faça? Respondeu ele: Senhor, quero ver. 42Disse-lhe Jesus: Então vê. A tua fé te salvou.

Oportunidade aproveitada é aquela que não deixamos passar, mas ainda ele pode ter seu aspecto negativo: e se ela não vier??

3º) - Oportunidade criada
Oportunidade criada é quando eu me antecipo e não corro o risco dela não passar ou existir. Eu ajo, me mobilizo para que ela aconteça.

Exemplo:
Lucas 19:1-10 – Zaqueu, homem de baixa estatura que queria ver Jesus em meio à multidão, mas era impossível. Ele não se intimida por ser baixo e dá o seu jeito e sobe numa árvore.
5Quando Jesus chegou àquele lugar, olhou para cima, e disse-lhe: Zaqueu, desce depressa. Hoje me convém ficar em tua casa. 9Disse-lhe Jesus: Hoje veio a salvação a esta casa, porque também este é filho de Abraão.10Pois o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido.
A oportunidade quando criada pode levar um tempo para se realizar, mas é a garantia de que nada está imóvel, sem vida.

Portanto, todos nós precisamos olhar com muita atenção ao nosso redor e ficar atentos às oportunidades que passam e principalmente para àquelas que podem ser criadas.
Hoje é o dia de se criar a maior oportunidade para a transformação genuína de nossa vida. Jesus é o nosso Senhor e Salvador pessoal.

quinta-feira, 13 de junho de 2013

A Escolha de Deus

Texto: 1 coríntios 1:26-29

Introdução: Deus nos criou como seus adoradores, para o seu louvor. Nos fez com um propósito. Deus tem um propósito em nós e através de nós.

I-O Senhor nos vocacionou: Em 1 coríntios 1:26, diz: Reparai na vossa vocação.

a)-O Senhor nos escolheu antes que fossemos formados. Jeremias 1:5- Antes que eu te formasse no ventre materno, eu te conheci, e, antes que saísses da madre, te consagrei, e te constitui profeta às nações.

b)-Paulo declara em gálatas 1:15 e 16 – Quando, porém, ao que me separou antes de eu nascer e me chamou pela sua graça, aprouve revelar seu filho em mim, para que eu pregasse entre os gentios, sem detença, não consultei carne ou sangue.

II- Deus escolheu e sonhou com os escolhidos e os vê com uma visão diferente da nossa.

1)-Satanás tem usado uma grande arma para paralisar as pessoas:

Quando não consegue levar as pessoas ao ato do pecado, então ele as lança na prisão:
Pensamentos negativos sobre si mesma.
Depressão
Mas precisamos lutar destruindo esses dardos de satanás. Efésios 6:16- Embraçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno.

2)-Precisamos declarar a Palavra de Deus:

a)-Isaías 61: 1-3
b)-Jeremias 1:7-9: Jeremias se sente incapaz  e diz que é apenas uma criança, mas o Senhor libera sobre ele a palavra que mostra que Jeremias é uma escolha de Deus.

3)-Deus capacita os escolhidos:

a)-No capítulo 3, Moisés é atraído pela presença de Deus e ali Deus revela o seu chamado.
b)-No capítulo 4, Deus mostra a Moisés que irá capacitá-lo ao chamado e trata com Moisés através de sua Palavra.

Conclusão: Somos uma escolha de Deus e nossas limitações e pensamentos que enfrentamos podem ser tratados na Palavra de Deus que já foi liberada sobre nós, nos mostrando o nosso chamado. Deus capacita os seus escolhidos, precisamos ter a convicção de que se Deus mandou e nos disse para fazer, então não temos motivo para nos limitar ao assento de uma cadeira, mas sim a servir o Reino com o que nos foi dado, não para nos vangloriar, mas para a Glória de Deus!

Por Diaconisa Flávia Santos


Chamado para servir