Powered By Blogger

terça-feira, 28 de junho de 2016

Texto: Lc 17:11-19  -  Fé, obediência e gratidão

Na vida temos encontros com Jesus, constantes ou casualmente, mas, o que o nosso encontro com o Senhor causa em nossa vida é casual ou permanente?
Jesus estava a caminho de Jerusalém e encontrou-se com dez leprosos no caminho. De fato, conforme a lei, os leprosos deviam ficar fora da cidade, pois, eram marginalizados e não deviam se aproximar das pessoas (Lv 13:45).
Precisamente no v.13 vimos os dez homens clamando por misericórdia, demonstrando assim, total confiança em Jesus Cristo.
Percebam no v.14 que Jesus tem uma atitude diferente daquela que poderia ter em curar os dez leprosos. Jesus diz: “Ide e mostrai-vos aos sacerdotes.” Jesus não os curou de imediato, mas testou-lhes a fé e a obediência, ao que definia a lei de Deus.

            É importante observarmos que Lv 13 fala para o leproso ir ao sacerdote apenas quando estivesse curado, mas Jesus sabia que os homens estavam leprosos e diz para irem se apresentar ao sacerdote para serem avaliados.
Em outra condição, senão por Jesus, estes dez homens seriam ainda declarados imundos pelo sacerdote, pois, a lepra ainda estaria lá. É exatamente nesse momento que a foi provocada por Jesus naqueles homens, porque ele não declarou a cura explicitamente.
“Suba o primeiro degrau com fé. Não é necessário que você veja toda a escada. Apenas dê o primeiro passo.”
Martin Luther King


            Outra análise é que se os dez homens obedeceram ao comando de Jesus, significa que eles acreditaram na cura, acreditaram no poder de Jesus.
Há um dado importante nessa ação de obediência; é que o homem que volta para agradecer a Jesus pela cura era samaritano e os outros nove eram judeus. Estas duas etnias se odiavam, mas o curioso é perceber como a necessidade reúne as pessoas. Estar junto para combater uma necessidade é uma solução.


           A mais nobre atitude diante deste fato foi a do samaritano em voltar para agradecer. Esse agradecimento significa que ele foi capaz de reconhecer o que Deus havia feito em sua vida, porque Ele é a fonte de todas as dádivas.
15voltou, dando glória a Deus em alta voz, 16e prostrou-se com rosto em terra aos pés de Jesus, agradecendo-lhe;”

Portanto, a maior forma de oração é o louvor que reconhece que Deus é Deus e que o ser humano não é Deus. Cabe ao homem receber o dom de Deus e louvá-lo com gratidão.